O advogado consumerista, ou seja, advogado do consumidor, é aquele que defende os direitos do consumidor ou do fornecedor, diante das relações de consumo, além de realizar consultorias jurídicas para ambas as partes. A principal norma aplicável nesse ramo é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), mas é preciso ter conhecimentos específicos de outras leis para uma boa orientação aos seus clientes, sejam consumidores ou fornecedores.
São considerados consumidores as pessoas que constituem uma relação de consumo entre um fornecedor de produtos ou serviços para satisfazer seus desejos ou necessidade pessoal. No entanto, os fornecedores, são aqueles que produzem ou vendem os produtos ou serviços que os consumidores solicitam.
Sendo assim assim, é comum ocorrer aborrecimentos no relacionamento entre esses dois polos Consumidor e Fornecedor. Nesses casos, é de extrema importância a intermediação entre consumidor e fornecedor, realizado por um advogado experiente na área de direito do consumidor, para que as negociações sejam tramitadas com base nas leis inerentes à relação de consumo.
Conheça alguns assuntos sobre esse tema:
Atraso na entrega;
Compra online;
Cadastro de inadimplente (SPC);
Couvert não obrigatório;
Voo atrasado;
Mala extraviada;
Produto com preço diferente;